Beiras e Serra da Estrela

Queijo da Serra, o ouro que vem das ovelhas

Categoria: Enogastronómico, Natureza, Qualquer Tipo de Viagem

Contamos-lhe a história do delicioso Queijo da Serra da Estrela, um produto verdadeiramente português. 
Se pretende viajar pela Serra da Estrela, é obrigatório provar - e quem sabe levar consigo - o famoso queijo, um alimento com Denominação de Origem Protegida. É das ovelhas que vem esta maravilha da gastronomia, um queijo fabricado de acordo com as tradições ancestrais.

O Queijo da Serra da Estrela, fabricado pelas mãos das povoações serranas há centenas de anos, é hoje em dia um dos queijos mais famosos e mais apreciados em todo o mundo. Tratando-se de uma tradição artesanal, encontramos referências a este tipo de queijo desde o tempo dos Romanos, estando o seu processo de fabrico descrito pela primeira vez no que hoje se considera o primeiro Tratado da Agricultura*.

O fabrico do queijo

Produzido exclusivamente a partir de leite de ovelhas de raça Bordaleira e Churra Mondegueira, o seu fabrico é maioritariamente artesanal e deve-se à sabedoria dos queijeiros serranos. Assim, o Queijo da Serra vai além de produto gastronómico, assumindo já um lugar de património na região da Beira Interior, onde é produzido.
Para qualquer habitante da região, ao perguntar-lhe o que há mais típico na sua terra, a resposta será sempre, sem dúvida o Queijo da Serra, e por consequência, os seus derivados, como o soro e o requeijão. Este produto patrimonial estende-se pelos concelhos de Celorico da Beira, Fornos de Algodres, Guarda, Gouveia, Seia, Oliveira do Hospital, Manteigas, Carregal do Sal, Nelas, Mangualde, Penalva do Castelo e algumas freguesias dos concelhos de Tábua, Arganil, Viseu e Trancoso.

A sua importância na economia

O Queijo da Serra constituiu para estas terras, durante séculos, a principal fonte de rendimento, sendo o produto com maior importância económica nas famílias que o produziam. Desta região para o país, e para o mundo (mesmo antes de ser exportado oficialmente através das grandes marcas comerciais) já existia toda uma exportação, ainda que não oficial, deste produto, que através dos emigrantes partia para os quatro cantos do mundo, quer para o consumo próprio destes, quer para revenda aos seus conhecidos e amigos que eram também já devotos desta “Santa Pasta”.

A economia da região muito deve ao queijo, porque até há poucos anos, existiam em todas as vilas/cidades acima mencionadas mercados semanais e quinzenais apenas para compra e venda do Queijo da Serra, onde acorriam clientes de partes distantes do país, para poderem aceder a este produto. Ora, do ponto de vista económico, estas transações eram muito importantes, porque ao vir-se comprar o queijo, outros produtos da região eram também procurados e levados, aumentando assim a economia regional, e familiar dos habitantes.

Da história à atualidade e a sua relação com o turismo de hoje

Atualmente o Queijo da Serra é a chave para o desenvolvimento regional uma vez que o queijo é muito apreciado e procurado, não chegando a oferta para satisfazer a procura. Dado tratar-se de algo que já é considerado património tradicional e cultural, aliando-se ao turismo e a outros produtos que a região possui, é sem dúvida uma forma única de sustentabilidade da região e dos seus habitantes.

*”Res Rustica”, Lucio Junio Moderato “Columela”, Séc.I D.C.


“É na vasta e verdejante encosta da Serra da Estrela que se reúnem todas as condições para a produção de uma das mais saborosas tradições portuguesas.”
Ao longo dos séculos, foram vários os reis portugueses que reconheceram a riqueza deste produto artesanal nacional, oferecendo-o a ilustres convidados, o que comprova que é um produto que faz parte do nosso património gastronómico, sendo uma tradição para as gentes da Serra. Não deixe de o provar!


Viagens Sugeridas
Criámos programas e pacotes de viagem que lhe permitirão conhecer tudo o que de melhor Portugal têm para oferecer. Escolha o seu destino, selecione um dos nossos roteiros e viaje em Portugal connosco!
Construa a sua viagem
Selecione o seu hotel preferido, os restaurantes onde deseja fazer as suas refeições e as atividades que tem curiosidade em experimentar. Nós tratamos do resto!