Lisboa & Sintra & Arrábida

6 Coisas para fazer em Lisboa e Arrábida

Categoria: Qualquer Tipo de Viagem

Selecionamos 6 coisas para fazer, para que desfrute do melhor que a região de Lisboa tem a oferecer. Há um sem número de coisas para fazer nesta cidade vibrante e cosmopolita, que tem estado nas bocas do mundo pelos melhores motivos. Lisboa, a capital e maior cidade de Portugal, é uma cidade culturalmente muito rica. Com uma história muito antiga, que faz perder a sua origem na bruma dos séculos, vai adorar conhecer a metrópole conquistada por D. Afonso Henriques em 1147 e capital do reino desde 1255.


01. Visitar Belém

Belém transformou-se em cais de partida das naus e caravelas que descobriram novos mundos e centro mercantil onde chegavam e se negociavam as especiarias do Oriente. Uma gesta celebrada pela Torre de Belém, jóia arquitetónica do século XVI, quando Portugal foi de facto uma potência global, e pelo Mosteiro dos Jerónimos, da mesma época, ambos classificados pela UNESCO, em 1983, como Património Cultural da Humanidade. Na freguesia de Belém poderá também visitar o Padrão dos Descobrimentos, o Museu dos Coches, o Centro Cultural de Belém, o Museu da Presidência da República, entre muitos outros. Ah, e não se esqueça de entrar na Fábrica dos Pastéis de Belém para provar um dos ex-libris não só de Lisboa, mas de Portugal!


02. Subir ao Castelo de São Jorge e passear por Alfama

O Castelo de São Jorge ocupa o topo de uma colina com vista para o centro histórico da cidade e o rio Tejo. Aqui, ficará a saber um pouco mais acerca da história de Lisboa na exposição permanente e descobrirá vistas únicas passeando pelos jardins e pelo miradouro.

Mas nem só de monumentos é feita a alma de uma cidade e, em 2011, Lisboa viu a sua canção popular, o Fado, igualmente distinguido pela UNESCO como parte do Património Imaterial da Humanidade. Em Alfama, para além de passear pelas ruelas que nos fazem sentir no meio de uma aldeia, poderá também visitar o Museu do Fado e assistir a espetáculos nos mais diversos restaurantes, bares ou casas de Fado.


03. Percorrer a Baixa

Enquanto se percorre a Baixa, podemos encontrar a Praça da Figueira, a magnífica Estação do Rossio, o Elevador de Santa Justa, ver o elétrico passar, sentir-se como um local. Já com os olhos postos no Rio Tejo, encontramos uma das praças mais emblemáticas: a Praça do Comércio, símbolo da cidade e da sua reconstrução após o grande terramoto de 1755. É, sem dúvida um espaço muito agradável para passear à beira rio e apreciar a vista sobre o Rio Tejo.


04. Descobrir o Bairro Alto e o Chiado

O Chiado é um bairro elegante e sofisticado com livrarias e cafés de estilo antigo, onde podemos encontrar uma zona comercial tradicional que mistura estabelecimentos comerciais antigos e modernos. O café mais famoso do Chiado é “A Brasileira”, por por entre os seus clientes ter passado o poeta Fernando Pessoa. O Chiado é também um importante espaço cultural, com vários museus e teatros.

Lisboa é conhecida também por ter uma noite muito animada e movimentada. O Bairro Alto é um dos bairros mais antigos e peculiares de Lisboa, onde durante o dia reina a calma e a serenidade e à noite dá as boas-vindas ao movimento que dá a fama à noite lisboeta.


05. Ver a cidade através dos miradouros

São inúmeros os miradouros que permitem vislumbrar Lisboa. Escolher o melhor miradouro da cidade é impossível, mas aqui ficam algumas sugestões: Miradouro de Nossa Senhora do Monte; Miradouro de Santa Luzia; Miradouro das Portas do Sol; Miradouro de São Pedro de Alcântara; Miradouro da Graça; Miradouro do Jardim do Recolhimento; Miradouro Keil do Amaral; Panorâmico de Monsanto; Miradouro do Arco da Rua Augusta; Santuário do Cristo Rei, entre muitos outros.


06. Deslumbrar-se com a beleza da Arrábida

A beleza da Arrábida pinta-se entre o verde da serra e o azul do mar. A pouco mais de meia hora de Lisboa, há uma série de razões para deixar a cidade e se entregar à descoberta. Um território que abrange três concelhos – Palmela, Sesimbra e Setúbal.

As águas cristalinas rodeadas de vegetação e areia branca oferecem imagens dignas de postal. O encontro da serra com o mar materializa-se numa espécie de cordão de praias, cada uma com os seus encantos particulares. O difícil é escolher: Figueirinha, Portinho da Arrábida, Coelhos, Ribeira do Cavalo, Galapos ou Galapinhos, entre outras.

Um local a não perder é o Cabo Espichel, onde a paisagem é arrebatadora, entre as profundezas obscuras do mar, a estabilidade da terra e o infinito do céu. Aqui encontramos o Santuário de Nossa Senhora do Cabo que celebra um culto inspirado na lenda de um homem que viu uma grande luz no topo da falésia. Nossa Senhora teria subido a inclinação íngreme sentada no dorso de um burro. A lenda bebeu inspiração dos trilhos de dinossauro visíveis na encosta e interpretados como pegadas de um burro.

No capítulo gastronómico, como não poderia deixar de ser, o peixe e o marisco são reis. De entradas e sobremesas, destacam-se o queijo e a torta de Azeitão. Para acompanhar, convém ter presente que esta terra é famosa também pela qualidade das suas uvas. Do Moscatel aos néctares da Bacalhôa ou da José Maria da Fonseca, basta escolher o que melhor serve o momento.

 


Viagens Sugeridas
Criámos programas e pacotes de viagem que lhe permitirão conhecer tudo o que de melhor Portugal têm para oferecer. Escolha o seu destino, selecione um dos nossos roteiros e viaje em Portugal connosco!
Construa a sua viagem
Selecione o seu hotel preferido, os restaurantes onde deseja fazer as suas refeições e as atividades que tem curiosidade em experimentar. Nós tratamos do resto!