Lisboa & Sintra & Arr√°bida

6 Coisas para fazer em Lisboa e Arr√°bida

Categoria: Qualquer Tipo de Viagem

Selecionamos 6 coisas para fazer, para que desfrute do melhor que a regi√£o de Lisboa tem a oferecer. H√° um sem n√ļmero de coisas para fazer nesta cidade vibrante e cosmopolita, que tem estado nas bocas do mundo pelos melhores motivos. Lisboa, a capital e maior cidade de Portugal, √© uma cidade culturalmente muito rica. Com uma hist√≥ria muito antiga, que faz perder a sua origem na bruma dos s√©culos, vai adorar conhecer a metr√≥pole conquistada por D. Afonso Henriques em 1147 e capital do reino desde 1255.


01. Visitar Belém

Bel√©m transformou-se em cais de partida das naus e caravelas que descobriram novos mundos e centro mercantil onde chegavam e se negociavam as especiarias do Oriente. Uma gesta celebrada pela Torre de Bel√©m, j√≥ia arquitet√≥nica do s√©culo XVI, quando Portugal foi de facto uma pot√™ncia global, e pelo Mosteiro dos Jer√≥nimos, da mesma √©poca, ambos classificados pela UNESCO, em 1983, como Patrim√≥nio Cultural da Humanidade. Na freguesia de Bel√©m poder√° tamb√©m visitar o Padr√£o dos Descobrimentos, o Museu dos Coches, o Centro Cultural de Bel√©m, o Museu da Presid√™ncia da Rep√ļblica, entre muitos outros. Ah, e n√£o se esque√ßa de entrar na F√°brica dos Past√©is de Bel√©m para provar um dos ex-libris n√£o s√≥ de Lisboa, mas de Portugal!


02. Subir ao Castelo de S√£o Jorge e passear por Alfama

O Castelo de S√£o Jorge ocupa o topo de uma colina com vista para o centro hist√≥rico da cidade e o rio Tejo. Aqui, ficar√° a saber um pouco mais acerca da hist√≥ria de Lisboa na exposi√ß√£o permanente e descobrir√° vistas √ļnicas passeando pelos jardins e pelo miradouro.

Mas nem só de monumentos é feita a alma de uma cidade e, em 2011, Lisboa viu a sua canção popular, o Fado, igualmente distinguido pela UNESCO como parte do Património Imaterial da Humanidade. Em Alfama, para além de passear pelas ruelas que nos fazem sentir no meio de uma aldeia, poderá também visitar o Museu do Fado e assistir a espetáculos nos mais diversos restaurantes, bares ou casas de Fado.


03. Percorrer a Baixa

Enquanto se percorre a Baixa, podemos encontrar a Pra√ßa da Figueira, a magn√≠fica Esta√ß√£o do Rossio, o Elevador de Santa Justa, ver o el√©trico passar, sentir-se como um local. J√° com os olhos postos no Rio Tejo, encontramos uma das pra√ßas mais emblem√°ticas: a Pra√ßa do Com√©rcio, s√≠mbolo da cidade e da sua reconstru√ß√£o ap√≥s o grande terramoto de 1755. √Č, sem d√ļvida um espa√ßo muito agrad√°vel para passear √† beira rio e apreciar a vista sobre o Rio Tejo.


04. Descobrir o Bairro Alto e o Chiado

O Chiado √© um bairro elegante e sofisticado com livrarias e caf√©s de estilo antigo, onde podemos encontrar uma zona comercial tradicional que mistura estabelecimentos comerciais antigos e modernos. O caf√© mais famoso do Chiado √© ‚ÄúA Brasileira‚ÄĚ, por por entre os seus clientes ter passado o poeta Fernando Pessoa. O Chiado √© tamb√©m um importante espa√ßo cultural, com v√°rios museus e teatros.

Lisboa é conhecida também por ter uma noite muito animada e movimentada. O Bairro Alto é um dos bairros mais antigos e peculiares de Lisboa, onde durante o dia reina a calma e a serenidade e à noite dá as boas-vindas ao movimento que dá a fama à noite lisboeta.


05. Ver a cidade através dos miradouros

S√£o in√ļmeros os miradouros que permitem vislumbrar Lisboa. Escolher o melhor miradouro da cidade √© imposs√≠vel, mas aqui ficam algumas sugest√Ķes: Miradouro de Nossa Senhora do Monte; Miradouro de Santa Luzia; Miradouro das Portas do Sol; Miradouro de S√£o Pedro de Alc√Ęntara; Miradouro da Gra√ßa; Miradouro do Jardim do Recolhimento; Miradouro Keil do Amaral; Panor√Ęmico de Monsanto; Miradouro do Arco da Rua Augusta; Santu√°rio do Cristo Rei, entre muitos outros.


06. Deslumbrar-se com a beleza da Arr√°bida

A beleza da Arr√°bida pinta-se entre o verde da serra e o azul do mar. A pouco mais de meia hora de Lisboa, h√° uma s√©rie de raz√Ķes para deixar a cidade e se entregar √† descoberta. Um territ√≥rio que abrange tr√™s concelhos ‚Äď Palmela, Sesimbra e Set√ļbal.

As águas cristalinas rodeadas de vegetação e areia branca oferecem imagens dignas de postal. O encontro da serra com o mar materializa-se numa espécie de cordão de praias, cada uma com os seus encantos particulares. O difícil é escolher: Figueirinha, Portinho da Arrábida, Coelhos, Ribeira do Cavalo, Galapos ou Galapinhos, entre outras.

Um local a não perder é o Cabo Espichel, onde a paisagem é arrebatadora, entre as profundezas obscuras do mar, a estabilidade da terra e o infinito do céu. Aqui encontramos o Santuário de Nossa Senhora do Cabo que celebra um culto inspirado na lenda de um homem que viu uma grande luz no topo da falésia. Nossa Senhora teria subido a inclinação íngreme sentada no dorso de um burro. A lenda bebeu inspiração dos trilhos de dinossauro visíveis na encosta e interpretados como pegadas de um burro.

No cap√≠tulo gastron√≥mico, como n√£o poderia deixar de ser, o peixe e o marisco s√£o reis. De entradas e sobremesas, destacam-se o queijo e a torta de Azeit√£o. Para acompanhar, conv√©m ter presente que esta terra √© famosa tamb√©m pela qualidade das suas uvas. Do Moscatel aos n√©ctares da Bacalh√īa ou da Jos√© Maria da Fonseca, basta escolher o que melhor serve o momento.

 


Viagens Sugeridas
CriaŐĀmos programas e pacotes de viagem que lhe permitiraŐÉo conhecer tudo o que de melhor Portugal teŐām para oferecer. Escolha o seu destino, selecione um dos nossos roteiros e viaje em Portugal connosco!
Construa a sua viagem
Selecione o seu hotel preferido, os restaurantes onde deseja fazer as suas refeicŐßoŐÉes e as atividades que tem curiosidade em experimentar. NoŐĀs tratamos do resto!