Porto

Lugares a visitar a menos de meia hora do Porto: Maia

Categoria: Aventura, Família, Qualquer Tipo de Viagem

Está a pensar visitar o Porto em apenas 3 dias? Estas sugestões vão fazê-lo querer ficar mais tempo!

Fique mais um pouco e aproveite para descobrir uma cidade pertencente a uma região já habitada por Hominídeos da Idade do Bronze e várias outras civilizações desde os Romanos, os Suevos, os Mouros até ao período medieval, onde D. Gonçalo Mendes Maia, o legítimo dono destas terras e também um dos mais venerados heróis-guerreiros da fundação de Portugal como país (1143), lutou ao lado do nosso 1º Rei D. Afonso Henriques, até à bela idade de 91 anos!

Parta em direção à Maia e conheça o "Ecocaminho"

Reúna a sua família ou grupo de amigos, calce os ténis (sapatilhas), pegue na sua bicicleta (alugada ou própria) e dirija-se a qualquer estação do Metro do Porto, com destino à Linha C – Fórum Maia/ISMAI e saia na estação “Parque Maia”. Nessa saída, estará no Ecoparque “Ecocaminho” com rotas para passeios de bicicleta ou pedestres.


Mosteiro de Leça do Balio

No sentido inverso ao centro da cidade da Maia, encontrará o espantoso Mosteiro românico-gótico de Leça do Balio, construído no mesmo local onde existia as ruínas de um antigo templo romano de devoção a Júpiter (I AC). O Mosteiro de Leça do Balio é um mosteiro do séc. XII, onde o Rei D. Fernando se casou com a Rainha D. Leonor Teles (séc. XIV).


Estação Ferroviária da Maia

Após esta viagem no tempo, volte para o “Ecocaminho” em direção à antiga estação ferroviária da Maia, dos anos 30, do séc. XX. A caminho da estação, será premiado por um incrível palácio do século XVII, um dos muitos existentes nessas terras, muitos deles construídos entre os séculos XVI e XIX. É o Solar da Quinta dos Cónegos, com os seus magníficos jardins e belos quartos. Uma vez lá, pode relaxar, sentar-se na varanda e agir como um português - peça um café!


Desfrute de uma bela refeição

Já está com fome? Não se preocupe, porque vou-lhe dar uma dica incrível para um almoço (tardio) descontraído, a apenas alguns metros de distância! Basta, para isso, subir a estrada e chegará ao Jardim Zoológico da Maia, onde anexo se encontra o fabuloso restaurante de cozinha regional e tradicional, cujo nome não poderia ser mais adequado: “A Cozinha d’Avó Rosa”. Depois de se banquetear, peça as sobremesas caseiras e o “digestivo” e saboreie-os ao ar livre na relaxante esplanada do terraço do restaurante, sob a sombra reconfortante das árvores centenárias.


Jardim Zoológico da Maia

Digestão feita? Então é hora de aproveitar e visitar o Jardim Zoológico da Maia, local onde se insere o espaço deste restaurante e ao seu incrível salão de exposições de insetos, répteis e invertebrados, bem como muitas outras espécies animais e diversões várias. 

Após a visita ao Zoo, caminhe relaxadamente em direção às praças do centro da cidade, junto ao Fórum e ao imponente edifício da Câmara Municipal, para um momento de sessão de fotos “instagrámicas” e, quando sentir que está na hora de regressar, dirija-se à estação de Metro “Fórum da Maia” (ao lado do Fórum), e em apenas 20 minutos chegará ao centro da cidade do Porto (direção “Campanhã”).

 

 

Viagens Sugeridas
Criámos programas e pacotes de viagem que lhe permitirão conhecer tudo o que de melhor Portugal têm para oferecer. Escolha o seu destino, selecione um dos nossos roteiros e viaje em Portugal connosco!
Construa a sua viagem
Selecione o seu hotel preferido, os restaurantes onde deseja fazer as suas refeições e as atividades que tem curiosidade em experimentar. Nós tratamos do resto!