Centro

Dão e Bairrada: 2 regiões a visitar para amantes de vinho e não só

Categoria: Enogastronómico, Qualquer Tipo de Viagem

Se ainda não visitou estas regiões, por que espera? Descubra os melhores vinhos e produtos regionais!

Pelos montes e vales da Beira Alta, encontrará a região do Dão, com os seus rios e montanhas que permitem o desenvolvimento de vinhos excecionais. Bem perto, desde as areias calmas do litoral até à vegetação exuberante da zona montanhosa do interior da região, visite também a Bairrada e tenha a oportunidade de aliar o sol da praia à frescura da montanha e a gastronomia aos excelentes vinhos.

A região do Dão

Em 1908 foi criada a Região Demarcada do Dão. Localizada no centro norte de Portugal, na província da Beira Alta, as condições geográficas são excelentes para a produção de vinhos. Trata-se de um território que se estende por montes e vales, mas que está protegido por maciços montanhosos que constituem uma importante barreira às massas húmidas do litoral ou aos agrestes ventos continentais: a Norte as serras da Nave, Montemuro e Lapa, a sul as serras do Buçaco, Açor e Lousã, a este a serra da Estrela e a oeste a serra do Caramulo. O “abrigo” criado pelas cadeias montanhosas que circundam a região, favorece a produção de vinhos com elevada capacidade de envelhecimento em garrafa.

O Dão, o Mondego e o Alva são os três grandes rios que atravessam esta sinuosa região onde as vinhas surgem predominantemente entre os 400 e os 700 metros de altitude e se desenvolvem em solos graníticos ou xistosos, na zona sul da região. A rede hidrográfica da região, bem como os relevos que lhe deram origem, geram uma diversidade de microclimas de grande significado vitícola.

As vinhas são constituídas por uma grande diversidade de castas. Entre as variedades tintas estão: a Touriga Nacional, Alfrocheiro, Jaen, Aragonês, entre outras. Já nas variedades brancas as castas dominantes são: Encruzado, Bical, Cerceal-Branco, Malvasia Fina, Verdelho, entre outras. Os vinhos brancos são bastante aromáticos, frutados e equilibrados. Os tintos são também eles aromáticos, bem encorpados e podem ganhar bastante complexidade após envelhecimento em garrafa. Com uma excelente acidez e aromas complexos e delicados, os vinhos do Dão combinam na perfeição com a gastronomia da região. Enquanto descobre um belo vinho, encontrará também o queijo Serra da Estrela, os enchidos, o cabrito, a maçã Bravo de Esmolfe e a doçaria.

Descubra as quintas e as suas histórias, as vinhas e as adegas. Deixamos algumas sugestões: Casa de Santar, Casa de São Matias, Quinta do Medronheiro, Pedra Cancela Adegas Lusovini e Quinta Chão de São Francisco.


A região da Bairrada

A região da Bairrada é berço de vinhos de excelência. A Denominação de Origem Controlada (DOC Bairrada) para vinhos tintos e brancos data de 1979 e para espumantes de 1991. Delimitada a Norte pelo rio Vouga, a Sul pelo rio Mondego, a Leste pelas serras do Caramulo e Buçaco e a Oeste pelo oceano Atlântico, é uma região de orografia maioritariamente plana.

A vinha raramente ultrapassa os 120 metros de altitude e, devido à planura do terreno e à proximidade do oceano, beneficia de um clima temperado por uma forte influência atlântica, com chuvas abundantes e temperaturas médias comedidas. A vinha é cultivada entre solos argilo-calcários, argilo-arenosos e arenosos, dependendo da predominância de cada elemento no solo. O Inverno é fresco e o Verão quente, amenizado por ventos de Oeste e de Noroeste, que se fazem sentir com maior frequência e intensidade nas zonas mais próximas ao mar.

A casta Baga é, sem dúvida, a rainha da região que produz vinhos tintos de guarda e espumantes de grande qualidade. Ainda nas variedades tintas, encontramos outras castas de referência: Alfrocheiro-Preto, Castelão, Touriga Nacional, Cabernet Sauvignon, Merlot, Syrah, entre outras. Relativamente às uvas brancas, distinguem-se as castas Arinto, Bical, Cercial, Fernão Pires, Chardonnay, entre outras.

Tendo sido das primeiras regiões nacionais a explorar os vinhos espumantes, a Bairrada é considerada como a região mais importante do país, no que concerne à produção deste tipo de vinho. Beneficiando do clima fresco e húmido, a sua elaboração é favorecida, proporcionando uvas de elevada acidez e de baixa graduação alcoólica, dando origem a vinhos espumantes frutados, com um toque mineral e boa estrutura. Qualquer um destes vinhos acompanha na perfeição muitas das especialidades gastronómicas da Bairrada, desde o peixe fresco do litoral, até ao seu afamado leitão e doces conventuais. Uma visita à Bairrada não pode ficar completa sem provar o Leitão à Bairrada, um cartão de visita da gastronomia bairradina.

Aproveite para visitar caves e adegas da região, onde poderá fazer provas de vinho e não descure uma visita ao Museu do Vinho da Bairrada, em Anadia e, também, ao Aliança Underground Museum, um museu subterrâneo onde estagiam espumantes, vinhos e aguardentes em perfeita união com oito colecções artísticas. Algumas sugestões de caves e adegas: Adega Luís Pato, Caves São João, Adega Campolargo, Caves Messias e Quinta das Bágeiras.

Não se arrependerá de subir a serra e descobrir a deslumbrante Mata Nacional do Buçaco, onde no núcleo central encontramos o Palace Hotel do Buçaco e o Convento de Santa Cruz. Na mata, encontrará várias espécies botânicas, muitas delas exóticas. A Mata Nacional do Buçaco é uma das matas nacionais mais ricas em património natural, arquitetónico e cultural. 

 

 

 


Viagens Sugeridas
Criámos programas e pacotes de viagem que lhe permitirão conhecer tudo o que de melhor Portugal têm para oferecer. Escolha o seu destino, selecione um dos nossos roteiros e viaje em Portugal connosco!
Construa a sua viagem
Selecione o seu hotel preferido, os restaurantes onde deseja fazer as suas refeições e as atividades que tem curiosidade em experimentar. Nós tratamos do resto!